Não é raro bikers de diferentes
modelos de motos quererem rebaixar a suspensão das mesmas, especialmente os
amortecedores traseiros.
Com as customs não seria
diferente, especialmente quando se quer um estilo ‘chopper’. Assim, vários
‘truques’ são usados para reduzir a suspensão em até 8cm, mas com uma série de
efeitos colaterais, entre os quais os mais comum é a perda da função do
amortecedor, que é, como o próprio nome diz, amortecer o efeito da trepidação da
moto sobre o terreno.
Outra perda é a da
possibilidade de andar com carona: se em geral apenas com o piloto o
amortecedor ‘tunado’ chega no fim de seu curso, tanto pior com mais uma pessoa.
A longo prazo, uma moto ‘seca’ tende a absorver integralmente todo o choque
recebido das irregularidades da pista, causando danos nos componentes a ponto
de comprometer mesmo o chassi.
No comércio de peças existem
amortecedores para esse tipo de tunagem, de 25, 26 e 27 cm entre os olhais
(furos), por exemplo, e existem os alongadores de amortecedor, os quais de
acordo com o tipo de fixação do amortecedor, podem ser usados de forma
invertida para rebaixar a moto, preservando a integridade do amortecedor e sua função.
Em ambos os casos, há uma perda de peso suportável pela moto, deixando-a mais
adequada apenas para o piloto.
Como sou adepto do estilo
chopper, no qual traseira rebaixada é a marca registrada do estilo, atualmente,
utilizo um amortecedor de 27cm (na Horizon 150, na Intruder 26 cm), mas descobri
uma forma de se fazer um amortecedor para rebaixar moto com baixo custo e alta
funcionalidade (amortecedores tunados estão entre 350 – 500 reais).
O 'Amortecedor de dois estágios'.
Um amortecedor tunning de 27 cm - a opção ideal, mas cara.
Eu o batizei de ‘amortecedor
de dois estágios’. Basicamente, é um amortecedor comum de baixo custo cuja mola
é cortada de acordo com a medida que se quer rebaixar. Para que a mola não
fique solta, uma segunda mola consideravelmente mais fraca é montada sobre a
primeira, quando finalmente o amortecedor é montado e instalado.
Cortar as molas dos
amortecedores geralmente é a prática mais comum de se rebaixar a moto. O
simples corte, além de reduzir drasticamente o curso do amortecedor, traz o
inconveniente de deixar a mola solta no mesmo, gerando uma série de riscos. Com
a introdução de uma segunda mola mais fraca, o curso do amortecedor é preservado,
assim como sua distância entre olhais, no entanto, quando instalado, o peso da
moto e do piloto fazem com que seu comprimento seja reduzido pelo encolhimento
da mola mais fraca, rebaixando por fim a moto.
A ideia é preservar o curso do amortecedor através de uma mola mais fraca.
Observem que as primeiras
voltas da mola do amortecedor praticamente não têm propriedades elásticas,
servindo mais para garantir o alcance do amortecedor. É justamente esta parte
que é cortada para dar lugar à segunda mola, que naturalmente reduzirá o curso
do amortecedor, mas manterá sua funcionalidade se comparado aos métodos
convencionais de rebaixamento.
Os primeiros centímetros das molas não possuem amortecimento significativo.
Fiz o teste do meu invento
na Intruder 125, e senti o amortecimento normal, como o de um amortecedor
comum, mesmo com a moto rebaixada. A medida do amortecedor montado passou de 32
(original) para 27cm, e com o meu peso, deve ter se reduzido ainda mais. O mais
interessante é que a possibilidade de ajustar o amortecedor de acordo com a
carga foi mantida, não sendo exagero presumir que ele poderia carregar um
carona leve sem maiores problemas.
A mola que utilizei foi a de
um guarda-chuvas, por incrível que pareça, uma mola bem resistente. Outras
molas de outras fontes podem ser utilizadas, desde que sejam consideravelmente
mais fracas que a do amortecedor. A ideia é manter a mola principal fixa e
absorver o peso da moto e do piloto, deixando a função de amortecimento com a
mola principal.
Ainda, a segunda mola
precisa ser instalada sobre uma base, um tipo de disco metálico com um furo no
meio por onde passará a haste do pistão do amortecedor, e deverá ter o mesmo
diâmetro da mola original.
O protótipo que fiz, apesar
de funcional, ficou devendo no design, mas nada que uma coifa ou borracha
sanfonada não possa resolver.
Enfim, é uma opção barata
para quem não quer investir cerca de 400 reais num amortecedor tunning.
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