sábado, 15 de dezembro de 2018

AMORTECEDOR DE DOIS ESTÁGIOS


Não é raro bikers de diferentes modelos de motos quererem rebaixar a suspensão das mesmas, especialmente os amortecedores traseiros.

Com as customs não seria diferente, especialmente quando se quer um estilo ‘chopper’. Assim, vários ‘truques’ são usados para reduzir a suspensão em até 8cm, mas com uma série de efeitos colaterais, entre os quais os mais comum é a perda da função do amortecedor, que é, como o próprio nome diz, amortecer o efeito da trepidação da moto sobre o terreno.

Outra perda é a da possibilidade de andar com carona: se em geral apenas com o piloto o amortecedor ‘tunado’ chega no fim de seu curso, tanto pior com mais uma pessoa. A longo prazo, uma moto ‘seca’ tende a absorver integralmente todo o choque recebido das irregularidades da pista, causando danos nos componentes a ponto de comprometer mesmo o chassi.

No comércio de peças existem amortecedores para esse tipo de tunagem, de 25, 26 e 27 cm entre os olhais (furos), por exemplo, e existem os alongadores de amortecedor, os quais de acordo com o tipo de fixação do amortecedor, podem ser usados de forma invertida para rebaixar a moto, preservando a integridade do amortecedor e sua função. Em ambos os casos, há uma perda de peso suportável pela moto, deixando-a mais adequada apenas para o piloto.

Como sou adepto do estilo chopper, no qual traseira rebaixada é a marca registrada do estilo, atualmente, utilizo um amortecedor de 27cm (na Horizon 150, na Intruder 26 cm), mas descobri uma forma de se fazer um amortecedor para rebaixar moto com baixo custo e alta funcionalidade (amortecedores tunados estão entre 350 – 500 reais).

O 'Amortecedor de dois estágios'.

Um amortecedor tunning de 27 cm - a opção ideal, mas cara.

Eu o batizei de ‘amortecedor de dois estágios’. Basicamente, é um amortecedor comum de baixo custo cuja mola é cortada de acordo com a medida que se quer rebaixar. Para que a mola não fique solta, uma segunda mola consideravelmente mais fraca é montada sobre a primeira, quando finalmente o amortecedor é montado e instalado.

Cortar as molas dos amortecedores geralmente é a prática mais comum de se rebaixar a moto. O simples corte, além de reduzir drasticamente o curso do amortecedor, traz o inconveniente de deixar a mola solta no mesmo, gerando uma série de riscos. Com a introdução de uma segunda mola mais fraca, o curso do amortecedor é preservado, assim como sua distância entre olhais, no entanto, quando instalado, o peso da moto e do piloto fazem com que seu comprimento seja reduzido pelo encolhimento da mola mais fraca, rebaixando por fim a moto.

A ideia é preservar o curso do amortecedor através de uma mola mais fraca.

Observem que as primeiras voltas da mola do amortecedor praticamente não têm propriedades elásticas, servindo mais para garantir o alcance do amortecedor. É justamente esta parte que é cortada para dar lugar à segunda mola, que naturalmente reduzirá o curso do amortecedor, mas manterá sua funcionalidade se comparado aos métodos convencionais de rebaixamento.

Os primeiros centímetros das molas não possuem amortecimento significativo.

Fiz o teste do meu invento na Intruder 125, e senti o amortecimento normal, como o de um amortecedor comum, mesmo com a moto rebaixada. A medida do amortecedor montado passou de 32 (original) para 27cm, e com o meu peso, deve ter se reduzido ainda mais. O mais interessante é que a possibilidade de ajustar o amortecedor de acordo com a carga foi mantida, não sendo exagero presumir que ele poderia carregar um carona leve sem maiores problemas.

A mola que utilizei foi a de um guarda-chuvas, por incrível que pareça, uma mola bem resistente. Outras molas de outras fontes podem ser utilizadas, desde que sejam consideravelmente mais fracas que a do amortecedor. A ideia é manter a mola principal fixa e absorver o peso da moto e do piloto, deixando a função de amortecimento com a mola principal.

Ainda, a segunda mola precisa ser instalada sobre uma base, um tipo de disco metálico com um furo no meio por onde passará a haste do pistão do amortecedor, e deverá ter o mesmo diâmetro da mola original.
O protótipo que fiz, apesar de funcional, ficou devendo no design, mas nada que uma coifa ou borracha sanfonada não possa resolver.
Enfim, é uma opção barata para quem não quer investir cerca de 400 reais num amortecedor tunning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário