domingo, 14 de abril de 2019

CDI sem Limitador de giro compatível com a Horizon 150, alguém conhece?

Hoje, após um tempo sem novos posts, devido a urgências em série, venho escrever não para comentar, mas para perguntar:

Alguém sabe de algum CDI que seja compatível com a Horizon 150 (que não seja o Multiscan e similares digitais), ou sabe como desconectar o fio ou algo parecido do limitador da custom da Dafra?

De arrancada, muita gente vai pensar e escrever: "você vai acabar com seu motor, "limitador de giro é para isso", "A árvore de comando vai girar mais depressa que as válvulas e vai bater pino", é por aí vai.

Após ter comprado a minha Horizon, precisei fazer poucas modificações para levar seu desempenho ao limite - ou melhor, quase. Havia um Limitador de giro no caminho.

Basicamente, troquei a agulha pela da Yes 125 com a trava na primeira posição (a da intruder também serve), e pus uma vela Pulstar SE2T (é uma vela de 'plasma', com centelha superior à da vela Iridium, só se consegue importando dos EUA, onde o seu capacitor foi projetado e onde fica a fábrica da vela). Mas a vela Iridium já é o suficiente.

Isso garantiu que a moto atingisse 120 km/h naturalmente em relevos regulares e 130 km/h em descidas (não precisa ser muito inclinadas). É aqui onde está o problema do CDI com limitador.

Já nos 125km/h, quando a moto está desenvolvendo bem e sem esforço, o limitador atua e a moto leva um tranco. Ele libera o pulso de novo, a moto acelera, tranco de novo.

Francamente, se o motor insiste em avançar nessa velocidade, é porque ele pode. É diferente quando a moto falha por flutuação de válvulas, quer dizer, ela está mostrando seus limites mecânicos, não os impostos por artifícios elétricos.

Se a moto não é para passar dos 120, para que então colocar 140 no velocímetro? Propaganda enganosa, venda de produto que não cumpre o que promete? Está tudo no CDC (Código de Defesa do Consumidor, não CDI).

Eu lembro da Intruder 125 que inspirou esse blog, eu colava o ponteiro nos 120km/h, nunca tive problema nas válvulas ou no miolo do motor em si, apenas houve a queima da junta do cabeçote certa vez, o que afetou a marcha lenta, e só. Mas no caso da Horizon, eu não quero bater os 140 (apesar dela já ter marcado quando peguei o vácuo de um bitrem, e não ter problemas com as válvulas). Eu quero chegar nos 130, que é sua velocidade habitual nas descidas das estradas, sem aqueles malditos trancos que podem até levar a um acidente.

Se alguém me der uma resposta que dê certo, eu prometo tirar as fotos da minha Horizon 'chopper' e falar mais da vela Pulstar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário