Ooh
On I burn
Fuel is pumping engines
Burning hard
Loose and clean
On I burn
Fuel is pumping engines
Burning hard
Loose and clean
“Oh,
Estou queimando
A gasolina está movendo os motores
Queimando muito
Livre e limpa”
Música ‘Fuel’,
Metallica
Certamente, alguns podem perguntar: por que tanto esforço em
fazer uma moto 125cc correr mais? Por que não comprar logo uma 150 ou 250?
Porque, existe o que chamo de ‘necessidade de potência’, que tem a ver com a própria definição de James Watts do que significa um cavalo de potência (cv): erguer o peso de
75kg à altura de 1m por 1s.
Considerando que no caso de uma motocicleta não se vai
levantar o peso, e sim desloca-lo em um terreno mais ou menos acidentado dentro de um espaço de tempo, e que
eu peso 64kg, 1cv de potência seria mais do que necessário para me fazer andar
pelo espaço/tempo, logicamente não em uma velocidade satisfatória.
Eu penso que simplesmente apelar para mais potência é o mesmo
que fazer um banquete para apenas uma pessoa. Digo isso porque se se pudesse comer 1 L de
gasolina,o corpo teria 7,75 mil calorias (http://ciencia.hsw.uol.com.br/gasolina1.htm),
mais do que 3 vezes o que um adulto precisa diariamente.
Acredito ainda que, já que
nosso governo adora meter a cara nos nossos direitos constitucionais de direito
à posse e livre mercado, ao invés de sabotar a gasolina com álcool, obrigar as
fábricas a enfraquecerem os motores com bugigangas que as encarecem (o Pair, por exemplo) para controlar as emissões poluentes, e superonerar o valor do
DPVAT para motos acusando os pilotos de serem os maiores causadores de
acidentes, ele deveria limitar a quantidade de cilindradas ou cavalos para cada
indivíduo.
Mais ou menos assim: cada um
teria direito a um máximo de 250cc, se alguém quisesse ter mais do que isso,
deveria apresentar comprovação de necessidade, como pilotagem desportiva ou
clubes de motovelocidade com pistas próprias e restritas. Digo isso porque tive uma Titan 150cc e fui de Goiás ao Paraná com ela, e tive vários problemas com multas por excesso de velocidade.
Com 250cc por pessoa, eu teria certeza
de que a realidade dos donos de motos até 150cc seria mais justa, em termos de
tributação, potência do motor, preço final, gasolina de qualidade, etc.
Por isso, vim demonstrar quanta energia num motor de 125cc, exemplo.
A Gasolina
é hidrocarboneto alifático (fórmula C8H18), uma sustância altamente inflamável,
derivada do refinamento do petróleo.
Assim, numa temperatura de
25 °C em pressão atmosférica normal, 1L de gasolina equivale a 9.600 Watts/hora
(W/h) de energia, segundo a fonte citada acima. Convertendo este valor para 125cc,
ou 125ML, temos:
9.600W/h x 0,125
= 1.200W/h
X 0,73 (pureza da gasolina -27% álcool)
= 876W/h
x 1/14 (proporção da
gasolina na mistura: 14 partes de ar/1
gasolina)
Considerando que 1CV = 745,7
W
62.57Wh x 745,7W
= 46.658,44CVh
/3.600 -
1hora em segundos, já que W/h é uma grandeza
que mede Energia e W mede Potência:
· ( Energia -
capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar
trabalho)
·
Potência é a rapidez com a qual uma
certa quantidade de energia é transformada)
=12,96 CV
No conceito original de Cavalo
Vapor (75kg x 1m x 1s):
12,96CV x 75
= 957kg/m/s
Motor 125cc da Intruder: capacidade nominal de mover quase uma tonelada.
Ou seja, 125cc de gasolina pura gera uma energia capaz de
mover quase 1 tonelada por metro durante 1s.
Convém lembrar que não considerei a energia dos 27% de
gasolina da mistura, e nem das 14 partes de ar que deixamos fora da equação –
ambos fariam diferença na combustão e no resultado final, aumentando ligeirament a potência,
principalmente o ar, que e o elemento determinante na combustão.
Naturalmente, numa moto as forças físicas atuam de forma
muito mais complexa. Na combustão, parte da energia é perdida na forma de calor,
nos gases da queima, na força para empurrar o pistão, a biela, o virabrequim, o
pinhão, a corrente, a coroa, até finalmente chegar na roda que tem que vencer o
atrito com o chão, sem falar na resistência do ar durante o deslocamento.
Outra coisa a considerar seria a octanagem da gasolina. A
octanagem (conhecida como IAD – Índice Anti-Oxidante) é a resistência que o
combustível tem em altas temperaturas na
câmara de combustão sem se queimar (a ‘batida de pino’, que pode explodir o motor) –
quer dizer, quanto mais alta a octanagem, maior a sua queima na fase final de
compressão do motor, no momento certo.
Consequentemente, uma gasolina com
octanagem mais alta produz mais desempenho e economia.
Assim, seria interessante experimentar a gasolina “Podium”,
que segundo a Petrobrás, possui o índice de octanagem de 95 unidades, enquanto
a comum e “Grid”, 87. Talvez essa octanagem extra venha a suprir as deficiências
trazidas pelos 27% de etanol que o governo misturou à gasolina.
O incoveniente é que a gasolina Podium é quase duas vezes mais caras do que a gasolina comum, mas se é certo que ela possui uma queima melhor, por outro lado ela será mais econômica, tornando-se por fim viável.
Seja como for, está demonstrado o quanto um motor de 125cc,
em sua modéstia, é fantástico. Há potência o suficiente para deslocar um
indivíduo de peso médio (como eu) a uma velocidade satisfatória, e com os
devidos ajustes, emocionante - é preciso ter sede de gasolina, mas não para se engasgar.
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