sábado, 3 de dezembro de 2016

TURBINANDO A INTRUDER PASSO A PASSO

Nessa altura do campeonato, escrever já não é tão importante à respeito da ‘turbinagem’ da minha intruder 125, através do qual  fiz uma moto medíocre andar em pé de igualdade com motos mais potentes, conforme venho descrevendo nos posts anteriores.

Por isso, sugiro para aqueles que se interessarem por mais detalhes, que consultem os posts anteriores. Aqui, vou deixar apenas a imagem das peças e das mudanças que fiz para alcançar os resultados que alcancei, qual seja, obter 12,93cv de potência.

Mas preciso deixar claro: antes de tudo, são simples dicas. Se alguém quiser seguir esses passos, tenho quatro coisas a dizer:

1 - Considere o todo. Não adianta trocar apenas uma peça, tudo o que você vai conseguir é precipitar um problema na sua moto.

2 – Trata-se de alterações que fiz na MINHA MOTO apenas. Quem quiser tentar, tenha em mente que os resultados podem ser diferentes, devido ao modo que cada pessoa tem de trabalhar, e das ligeiras diferenças nas dimensões e métodos empregados.

3 – Os cerca de 13cv que alego são o resultado de alterações nos sistemas de alimentação/carburação na moto. Isso significa que o motor, dimensionado originalmente para 11cv, apenas DESENVOLVE 13cv em seu torque máximo, e não que se tornou um motor de 13cv, para tanto, seriam necessárias mudanças estruturais.

4 – As imagens estão numeradas na sua ordem dentro do processo de combustão.

Isso posto, segue passo a passo, ou peça por peça, como eu fiz minha Intruder 2014 ser tão boa como jamais foi:

1 - REMOÇÃO DA VÁLVULA PAIR

(Círculo amarelo)

Instalado na Intruder a partir de 2007, o Sistema Pair faz parte do sistema antipoluição da moto. Basicamente ele joga ar puro da caixa de ar dentro da câmera de combustão, o acaba interferindo na compressão da mesma, e assim, no desempenho da moto. Vale dizer: ele não evita a poluição, só a mascara. Lembrando: motos anteriores a 2007 não precisam substituir o carburador, que já é VM22 (salvo as 2001-2003).


3 - ALIMENTAÇÃO
3.1 - Coletor de ar

A tampa do coletor original foi removida, dando lugar a esta 'oca' montada no suporte do filtro de ar reparafusado voltado para a frente.

3.2 - Tampa da Caixa de Ar

Praticamente precisou ter sua lateral dianteira removida, deixando livre a passagem do ar até o coletor.

3.2 - Mangueira de combustível

Antes de instalar uma mangueira de diâmetro interno de 5mm (a original é de 4mm), removi a chave de posições da torneira e aumentei o diâmetro do sua saída para 6mm. Isso aumentou a velocidade do fluxo de gasolina no carburador, evitando o esvaziameno da cuba devito ao ritmo maior de queima.

4 - FILTRO DE AR 'SUPERESPORTIVO'

Nada mais é do que o filtro original com a espuma de poliuretano menos densa, com apenas 5mm de espessura, a qual oferece menos resistência ao ar vindo do coletor. No caso, tive que fazê-lo com as próprias mãos.

4 - CARBURADOR

4.1 - Troca do Carburador Mikuni BS25 pelo VM22

(Vale para as motos de 2010 em diante) O Mikuni VM22 foi o carburador da segunda geração de Intruders, que desenvolviam 12,5 cv. Por ser mecânico, ele oferece mais possibilidades de regulagens e alterações simples, como as que seguem.

4.2 - Gicleur de Alta nº.100

Substituindo o original nº.97,5, vem equiparar a injeção de gasolina com o acréscimo de ar. As alterações
no carburador sempre são em escala minúscula (www.scootcustom.com).

4.3 - Elevação Extra da Agulha

A agulha do pistonete por si já apresenta regulagens para aumentar a saída de combustível no Venturi. Contudo, com a grande disponibilidade de ar no carburador, recorri a uma elevação extra através de uma arruela de 0,2mm sob a trava da agulha para aumentar mais a saída de gasolina, para juntamente com o glicleur de 100, equilibrar a mistura ar/gasolina no carburador.

4.4 - Rebaixamento da Boia

(www.intruderforumeiros.com)

Abaixei a boia 1mm, de moto que o nível de gasolina na cuba ficasse a 3mm da borda, medido conforme o desenho. O nível normal é de 5mm da borda.

5 - VELA DE IRÍDIO

Esta vela, popularmente conhecida como 'Iridium', da marca NGK, possui um eletrodo feito de uma liga com o elemento Irídio, que permite uma capacidade de queima da mistura na câmara maior em relação às velas normais.

6 - ITENS AUXILIARES
6.1 - Bolha Aerodinâmica

Por mais bem sucedido que seja o processo de turbinagem, a Intruder continua uma moto de baixa cilindrada bastante susceptível à força de arrasto do vento, o que somado ao seu design custom, acaba interferindo no desempenho da moto, daí a importância da bolha aerodinâmica.

7 - COOLERS

O motor da Intruder 11cv não foi projetado para o trabalho extra de cerca 2 cv a mais. Com efeito, ele provavelmente apresentará superaquecimento quando submetido a um regime intenso de funcionamento. Os Coolers são basicamente dois aerofólios que concentram o vento nas aletas do bloco, tornando a troca de calor mais eficiente.

Eu gostaria muito de disputar uma corrida numa pista segura contra uma moto 150cc (não tunada ou turbinada, claro), com direito a filmagem, para deixar definitivamente registrado o que uma intruder é capaz com alguns ajustes simples como o que mostrei acima.

Fica em aberto então, o convite. É fato que vou perder, afinal, minha moto ainda é uma 125cc. 

Mas a questão é: por quanto de diferença eu vou perder?

O resultado pode surpreender ambos os lados.

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