sexta-feira, 26 de maio de 2017

CHOPPER: O QUE A SUZUKI DEVERIA TER FEITO

Recentemente, com a descontinuação da Suzuki Intruder 125, o Brasil ganhou a sua primeira moto modelo 'Chopper' - A Chopper Road 150 da montadora Haojue, comercializada pela Suzuki. (Será?)

Chopper Road 150: pelo menos no nome, o Brasil possui um modelo chopper de linha.

Mas quem disse que no Brasil as coisas são simples e certas? 

Talvez por isso mesmo é que se continua sem uma representante digna da categoria, haja vista que o conceito chopper é simplista, marcado pela suspensão dianteira avantajada e quadro que descreve uma espécie de 'triângulo', ficando a parte traseira resumida numa roda com suspensão mínima.

O termo 'chopper' vem do inglês e significa cortar, entalhar (geralmente com um machado), de modo que o perfil da modo lembra um corte de machado.

Honda Fury 2013, nos EUA...

...A ciclística da moto revela um design nitidamente chopper, evocando o perfil de um corte de machado ('chop') (ver triângulo).

Em que pese a minha opinião, se a Suzuki, a Haojue ou seja lá quem for quisesse trazer uma chopper genuína, eles poderiam muito bem pegar a Intruder, por exemplo, e reformulá-la para o design. Não só digo como deixo o exemplo:


Design reformulado da Intruder 125 para um modelo chopper (vide maiores descrições no desenho). Notem ao fundo a sombra de uma foto original da Intruder 125, mostrando que as mudanças são seriam tão complexas para se produzir uma chopper de verdade.

Basicamente não houve mudanças, salvo na parte traseira, onde banco, balança e paralamas tiveram que ser redesenhados. Também a 'Intruder Chopper' ganhou alguns centímetros de comprimento, por conta do rebaixamento da suspensão.

Eu já disse o que penso da Chopper Road, e do furo n'água da Suzuki. Agora comparem o exemplo que apresentei e a 'substituta da Intruder', e reflitam sobre o que é realmente uma moto chopper.

Até hoje, não vi e provavelmente não verei nenhuma além da minha, pelo menos de fábrica.

Como dizia meu finado tio, "se vai me dar alguma coisa, me dê uma coisa que presta". O que dirá então quando há dinheiro no meio...

2 comentários: