Uma peça que é fundamental no conceito Custom é o tanque de
combustível: ele é o ‘cartão postal’ da moto, por si só, ele define ou não uma
custom.
O tanque da Intruder 125 e de sua extinta irmã 250 é único
no universo custom. Digo único para não usar a palavra ‘incompreensível’ ou outras menos abonadoras, e
explico por quê.
Se eu, um ‘mecânico’ de garagem, sabe da importância do
desenho de um tanque numa moto custom, certamente também os designers das
fábricas também o sabem. Assim, embora vejo que as linhas do tanque da Intruder
125 evoluíram timidamente até um resultado aceitável, ainda está longe de ser o
ideal, por duas razões:
1 - Ele é o menor tanque da categoria (10,3 L). Vejamos
outros modelos:
- Suzuki Yes 125 – 14 l (praticamente o mesmo motor, apenas categoria diferente, “street”);
- Dafra Kansas
150 – 12 l;
- Kasinski Mirage
150 – 13 l.
Primeiros tanques Intruder 125: Desenho Custom, mas dimensões falhas - Somente motos abaixo de 100cc apresentam tanques com menos de 10 L (Fonte:www.brick7.com.br).
Ou seja, nem o fato de ser uma 125 a exime de ter um tanque
maior (ver Yes), de modo que ela tem pelo menos 2 l a menos de capacidade do
que as demais motos, o que pode ser um complicador: mesmo sendo econômica
(cerca de 30 km/l), 2 litros a menos podem fazer diferença em viagens longas (e
daí se ela for usada como “estradeira” mesmo sendo 125cc?), prejudicando a
autonomia.
2 – Sendo um tanque pequeno, ele passa à moto uma impressão
de ‘fraqueza’, de ‘bicicleta com motor’. Se fossem acrescentados mais 2 litros
ao tanque, ele ficaria mais robusto, característica que seria transferida para
a moto como um todo, ressaltando suas linhas Custom (como a Kansas e Mirage).
Intruder 125: Tanque desproporcional e pequeno dá a impressão de "bicicleta com motor".
Muitas vezes, o tanque pequeno da Intruder se torna um dos
alvos da customização, sendo ampliado por funileiros a pedido dos proprietários
para que realcem suas linhas custom enquanto ganham mais capacidade.
Fonte: www.motos.brick7.com.br
Diferentes meios de ampliar a capacidade e realçar as linhas custom do tanque, por trabalho de funilaria (Fonte: www.motoscustom.com.br)
É uma medida que eu gostaria de adotar, embora eu a
considere drástica, principalmente se considerar o limite do que pode ser
mudado na moto sem problemas com as autoridades.
É bem verdade que isso pode ser resolvido com o devido
procedimento de legalização no Detran, mas quem garante o sucesso na vistoria?
Como eu disse, com seu desenho novo, o tanque chega a se
tornar aceitável, e quando o resto do corpo da moto é customizado, o tanque se
harmoniza melhor ao design como um todo, de acordo com o projeto aplicado.
Tanque mod. 2014: Suavização das linhas mas o erro dimensional continuou.
Alguém pode querer saber: se você faz tantas críticas ao
design da Intruder, por que você comprou uma?
Então respondo com justiça: desde o princípio, tenho falado
do meu sonho desde os 15 anos de possuir uma custom, das limitações financeiras
e da cidade na disponibilização dessas motos para compra. Quando finalmente
tive dinheiro suficiente, as opções de 150cc que eu visava já não estavam ao
alcance: a Kansas foi descontinuada, a Mirage sequer encontrei um ponto do
venda no Brasil, então me restou a Intruder, a qual ainda tive que comprar na
concessionária de uma cidade a 90 km de distância.
Com todas as deficiências, eu ainda enxerguei uma custom de
verdade na Intruder, bastariam alguns ‘ajustes’.
Aliás, é o propósito deste blog: superação de deficiências. Será mesmo
necessário comprar uma Harley-Davidson ou Triumph para ter uma moto com estilo?
No começo, falei de Burt Munro e seu sonho, então tudo o que escrevo são
relatos desse caminho, ou melhor trabalho, que se parecesse muito com o de um
artesão: No processo de customização, muitas vezes a gente tira o material
inútil até que a forma desejada surja.
Diante da perfeição de sua ‘Pietà’, escultura de Nossa
Senhora com Jesus morto nos braços dela, Michelangelo disse: “Fale!”. No nosso
caso, diante de nossa moto customizada e perfeita, só podemos dizer “Ande!”.
Customização: como o artesão, tira o que não é útil para revelar a forma.
Finalizo o post com alguns desenhos que fiz do que seria um
novo tanque para futuras Intruders. Apenas sugestões, na esperança que o óbvio talvez se torne real.
Representação de um tanque mais robusto, com 12L - naturalmente, o desenho geral da moto deveria se harmonizar.
Vista superior e de frente: aspecto mais robusto e custom à Intruder 125.
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