terça-feira, 6 de setembro de 2016

TANQUE INTRUDER: ÚNICO

Uma peça que é fundamental no conceito Custom é o tanque de combustível: ele é o ‘cartão postal’ da moto, por si só, ele define ou não uma custom.

O tanque da Intruder 125 e de sua extinta irmã 250 é único no universo custom. Digo único para não usar a palavra ‘incompreensível’ ou outras menos abonadoras, e explico por quê.

Se eu, um ‘mecânico’ de garagem, sabe da importância do desenho de um tanque numa moto custom, certamente também os designers das fábricas também o sabem. Assim, embora vejo que as linhas do tanque da Intruder 125 evoluíram timidamente até um resultado aceitável, ainda está longe de ser o ideal, por duas razões:

1 - Ele é o menor tanque da categoria (10,3 L). Vejamos outros modelos:

- Suzuki Yes 125 – 14 l (praticamente o mesmo motor,  apenas categoria diferente, “street”);
- Dafra Kansas 150 – 12 l;
- Kasinski Mirage 150 – 13 l.

Primeiros tanques Intruder 125: Desenho Custom, mas dimensões falhas - Somente motos abaixo de 100cc apresentam tanques com menos de 10 L (Fonte:www.brick7.com.br).


Ou seja, nem o fato de ser uma 125 a exime de ter um tanque maior (ver Yes), de modo que ela tem pelo menos 2 l a menos de capacidade do que as demais motos, o que pode ser um complicador: mesmo sendo econômica (cerca de 30 km/l), 2 litros a menos podem fazer diferença em viagens longas (e daí se ela for usada como “estradeira” mesmo sendo 125cc?), prejudicando a autonomia.

2 – Sendo um tanque pequeno, ele passa à moto uma impressão de ‘fraqueza’, de ‘bicicleta com motor’. Se fossem acrescentados mais 2 litros ao tanque, ele ficaria mais robusto, característica que seria transferida para a moto como um todo, ressaltando suas linhas Custom (como a Kansas e Mirage).


Intruder 125: Tanque desproporcional e pequeno dá a impressão de "bicicleta com motor".


Muitas vezes, o tanque pequeno da Intruder se torna um dos alvos da customização, sendo ampliado por funileiros a pedido dos proprietários para que realcem suas linhas custom enquanto ganham mais capacidade.

Fonte: www.motos.brick7.com.br
Diferentes meios de ampliar a capacidade e realçar as linhas custom do tanque, por trabalho de funilaria (Fonte: www.motoscustom.com.br)


É uma medida que eu gostaria de adotar, embora eu a considere drástica, principalmente se considerar o limite do que pode ser mudado na moto sem problemas com as autoridades.

É bem verdade que isso pode ser resolvido com o devido procedimento de legalização no Detran, mas quem garante o sucesso na vistoria?

Como eu disse, com seu desenho novo, o tanque chega a se tornar aceitável, e quando o resto do corpo da moto é customizado, o tanque se harmoniza melhor ao design como um todo, de acordo com o projeto aplicado.

Tanque mod. 2014: Suavização das linhas mas o erro dimensional continuou.


Alguém pode querer saber: se você faz tantas críticas ao design da Intruder, por que você comprou uma?

Então respondo com justiça: desde o princípio, tenho falado do meu sonho desde os 15 anos de possuir uma custom, das limitações financeiras e da cidade na disponibilização dessas motos para compra. Quando finalmente tive dinheiro suficiente, as opções de 150cc que eu visava já não estavam ao alcance: a Kansas foi descontinuada, a Mirage sequer encontrei um ponto do venda no Brasil, então me restou a Intruder, a qual ainda tive que comprar na concessionária de uma cidade a 90 km de distância.

Com todas as deficiências, eu ainda enxerguei uma custom de verdade na Intruder, bastariam alguns ‘ajustes’.

Aliás, é o propósito deste blog: superação de deficiências. Será mesmo necessário comprar uma Harley-Davidson ou Triumph para ter uma moto com estilo? No começo, falei de Burt Munro e seu sonho, então tudo o que escrevo são relatos desse caminho, ou melhor trabalho, que se parecesse muito com o de um artesão: No processo de customização, muitas vezes a gente tira o material inútil até que a forma desejada surja.

Diante da perfeição de sua ‘Pietà’, escultura de Nossa Senhora com Jesus morto nos braços dela, Michelangelo disse: “Fale!”. No nosso caso, diante de nossa moto customizada e perfeita, só podemos dizer “Ande!”.

Customização: como o artesão, tira o que não é útil para revelar a forma.



Finalizo o post com alguns desenhos que fiz do que seria um novo tanque para futuras Intruders. Apenas sugestões, na esperança que o óbvio talvez se torne real.

Representação de um tanque mais robusto, com 12L - naturalmente, o desenho geral da moto deveria se harmonizar.


Vista superior e de frente: aspecto mais robusto e custom à Intruder 125.




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