quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FLANELINHA: MANUTENÇÃO EM DIA

O hábito de ‘tirar a poeira’ na moto todo final de dia pode significar muito mais do que manter a limpeza da moto em dia enquanto o dia da lavagem não chega.


A limpeza diária ajuda a detectar problemas.


Passar um pano na moto para tirar a poeira faz com que o condutor tenha uma visão mais próxima da moto em seus detalhes, chamando-o a atenção para detalhes que de outra forma só seriam percebidos tarde demais.

Refiro-me a um fio solto qualquer, uma porca frouxa, um parafuso de ajuste desregulado, uma peça perdida, enfim, a simples presença gritante de uma sujeira que esteja comprometendo o funcionamento ou integridade de uma peça (o funcionamento da ‘cebolinha’ de freio emperrada pelo excesso de sujeira, por exemplo), seja por processos como ferrugem, oxidação, etc.

Eu mesmo descobri certa vez que a lâmpada do meu farol estava com uma fase queimada pelo hábito que tenho de limpar minha moto todos os dias, outra vez descobri que o cabo do farolete traseiro estava descascado pela mesma razão, e ainda que o bujão de dreno do cárter havia sido deixado vazando pelo mecânico após uma troca de óleo.

De um modo geral, é através da limpeza diária que verifico a tensão da corrente, da condição dos cabos, eventuais vazamentos, lâmpadas queimadas, partes danificadas pelo trânsito, etc.


Portanto, usar a flanelinha todos os dias é muito mais do que uma questão de limpeza e vaidade: é um modo de aproximar o condutor da moto para garantir seu perfeito funcionamento geral e prevenir eventuais problemas ainda pequenos possam ser evitados antes que a situação piore. Trata-se nada mais do que a sabedoria popular: é melhor prevenir do que remediar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário