quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NOVA INTRUDER

Em posts anteriores, mostrei como o design da Intruder 125, anunciado como custom, deveria ter o termo correto ‘customizável’, já que ela precisa passar por modicações pós-fábrica para fazer jus à denominação custom, chopper, etc., e o principal: agradar os olhos do cliente. 

Fabricada no Brasil desde 2002, a Intruder praticamente não evoluiu seu visual, ficando restrito a um conceito dos anos 80. Outras montadoras, por incrível que pareça, ‘copiaram seu design, mas nem isso a consagrou como uma custom por excelência. 

Digo isto inspirado num modelo da própria Suzuki, a Marauder 125, que chegou a ser comercializada aqui em 1998. Com um design perfeitamente custom, demonstrou que a Suzuki é capaz de fazer um design custom legítimo de baixa cilindrada. 
Suzuki GN125 Marauder: uma custom de verdade (reparem na semelhança do motor com a Intruder 125) (www.motorcyclenews.com)

E como a montadora J. Toledo insiste neste design batido da Intruder 125, tomei a liberdade de redesenhar o modelo. Basicamente mantive as linhas e acessórios básicos da moto, o que alterou basicamente foi o tanque, com maior capacidade e desenho mais apropriado, o banco, e a distância entre eixos – em geral, estes três itens definem por si só se uma moto é de fato uma custom ou não. 

Fiz questão de não definir a cilindrada – desde que o motor tenha no mínimo 12,5CV, a única coisa da qual não me queixo das Intruders clássicas. Finalmente, sugeri um sistema de regulagem do freio à disco: instalado na roda dianteira, ele é um convite a quedas quando há freadas bruscas – nossos reflexos costumam atuar primeiramente nas mãos. Como eu levei 3 tombos nos primeiros 3.000 quilômetros, calculei que outros pilotos poderiam se beneficiar com tal dispositivo. No meu caso, eu simplesmente esmerilhei o pino que aciona o pistão do freio. 

Então, fica a sugestão à fábrica – a Suzuki não tem nada a perder, basicamente ela vai fabricar a mesma moto com ligeiras modificações no desenho - economia que já tenho o prazer de lhe proporcionar. De resto, acredito que os custos não mudaram tanto a ponto do benefício de oferecer uma moto custom de verdade.

Sugestão de um novo design para a Intruder 125: poucas interferências, custos extras quase ausentes, mais satisfação dos clientes, ansiosos por uma nova opção do estilo no mercado (escala 1:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário