Como
consta na minha postagem IntruderTurbinada, o dispositivo que idealizei e apliquei na minha Intruder 125
para funcionar como ‘turbocompressor’ apresentou resultados significativos,
especialmente em velocidades acima de 90km/h (4ª e 5ª marcha).
Naturalmente,
ainda estou observando as reações do motor, haja visto que a superalimentação
tem seus efeitos colaterais, sendo o mais evidente o encurtamento da vida útil
do carburador/ motor.
Mas
vamos aos fatos. Antes de implantar o ‘turbo’, minha moto estava queimando
gasolina sem que isso traduzisse em desempenho, o que descobri avaliando minha
vela antiga, que estava totalmente carbonizada (preta).
Avaliando
a vela nova após algum tempo depois de instalar o turbo com a devida regulagem
na mistura do carburador (no limite do máximo), posso dizer que as coisas
mudaram: a vela apresentou aspecto de uma queima regular e normal (vide os
posts citados), e embora ela não ultrapassasse os 110 km na estrada plana, ela
se tornou mais ‘valente’ nas subidas e retomadas.
O
que venho apresentar aqui são dados matemáticos do acréscimo de eficiência do
sistema turbo na Intruder.
Em
suas configurações originais, a Intruder estava fazendo cerca de 140km com
5,15L (R$20,00). Hoje, após ter colocado a mesma quantidade de gasolina e
zerado o odômetro, com o turbo, foram percorridos 160km. Ou seja, a moto andou 20 km a mais, numa média de 31,06 km/L, contra 27,18km/L anteriores.
Intruder 'turbo': melhor consumo, potência e desempenho.
Isso
significa que, mesmo com o desempenho em tese melhor, a moto precisou de menos
combustível para fazê-lo, quer dizer, 3.88km/L, ou a economia de 0,25 L/km (1/4
de litro), o que pode ser explicado pela queima mais eficiente com a mistura
estequiométrica ar/gasolina mais balanceada e rica.
Contudo,
o que certamente reflete melhor esse aprimoramento é o cálculo de potência, que
elaborei no post Cálculo de Potência
inspirado na definição de Cavalo-Vapor (cv) como unidade de potência: a força
necessária para levantar uma carga de 75kg por 1 metro durante 1 segundo.
Fui
para estrada e coletei os novos dados, que apliquei nesta equação de potência:
179 x 9,81 x 1000/50
Onde:
179= peso em kg da
motocicleta e o meu;
9,81= constante
gravitacional;
1000= distância em metros
percorrida;
50= tempo gasto em
segundos.
Assim:
P=
1755990/ 50
P= 35,11W (valor em Watts)
Convertendo para CV:
=35,11/746
=47,07CV
Comparando
esse resultado com os 44,41CV
obtidos pelo mesmo cálculo antes do sistema turbo, temos um acréscimo de 2,66 CV.
Ou
seja, o sistema ‘turbo’ trouxe uma diferença significativa não somente em
termos de consumo, mas também de potência na moto.
Como
é evidente, esse resultado não mostra a Potência do motor da moto, e sim a Potência
aplicada, sem levar em conta sua fonte, ou seja, o motor.
Para
tanto, é necessário um cálculo mais elaborado:
Primeiramente,
precisa-se calcular o trabalho gerado
pela explosão do motor:
3,14 x 5,7x4,88 x 9,2/4
Onde:
3,14 constante π(pi)
5,7 x 4,88 (diâmetro x
curso do pistão em cm) (manual da moto)
9,2= compressão do motor,
em bar (manual)
4=constante da equação
Te= 200,88J (Joules,
unidade de energia)
Agora,
precisa-se calcular o trabalho do
motor/segundo:
TS=
200,88 x 7000/60 x 2
Onde:
200,88= Energia em Joules
7000= Rotação do motor em
torque máximo (7000) (manual)
60= conversor de tempo em
segundos
2= constante para motores
de 4 tempos (1 explosão a cada duas rotações)
TS=
1406210,06/120
TS= 11718,41 J/s (Joule
por segundo, unidade de Potência)
Então
convertemos esse valor em Kilowatts (kW), dividindo-o por 1000=
TS= 11,71 Kw
E
finalmente, para obter o valor em Cavalos
(CV), multiplicamos por 1,36,
obtendo a potência pura do motor:
11,71
x 1,36
P= 15,93 CV
Naturalmente,
esta não é a potência da Intruder 125, e sim aquela gerada na superfície do
pistão durante a combustão.
Durante
o percurso que a energia gerada faz do pistão à roda, essa energia é dissipada
em cada peça e articulação, até se resumir nos 11 CV indicados no manual.
Eis
o meu grande desafio: Fazer a minha Intruder 14/15 recuperar a força da geração
pré-PROMOT 3 (12,5 CV). Justificando: um motor 150cc tem em média 14CV.
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