sábado, 1 de outubro de 2016

CONSUMO TURBO

Como consta na minha postagem IntruderTurbinada, o dispositivo que idealizei e apliquei na minha Intruder 125 para funcionar como ‘turbocompressor’ apresentou resultados significativos, especialmente em velocidades acima de 90km/h (4ª e 5ª marcha).

Naturalmente, ainda estou observando as reações do motor, haja visto que a superalimentação tem seus efeitos colaterais, sendo o mais evidente o encurtamento da vida útil do carburador/ motor.

Mas vamos aos fatos. Antes de implantar o ‘turbo’, minha moto estava queimando gasolina sem que isso traduzisse em desempenho, o que descobri avaliando minha vela antiga, que estava totalmente carbonizada (preta).

Avaliando a vela nova após algum tempo depois de instalar o turbo com a devida regulagem na mistura do carburador (no limite do máximo), posso dizer que as coisas mudaram: a vela apresentou aspecto de uma queima regular e normal (vide os posts citados), e embora ela não ultrapassasse os 110 km na estrada plana, ela se tornou mais ‘valente’ nas subidas e retomadas.

O que venho apresentar aqui são dados matemáticos do acréscimo de eficiência do sistema turbo na Intruder.

Em suas configurações originais, a Intruder estava fazendo cerca de 140km com 5,15L (R$20,00). Hoje, após ter colocado a mesma quantidade de gasolina e zerado o odômetro, com o turbo, foram percorridos 160km. Ou seja, a moto andou 20 km a mais, numa média de 31,06 km/L, contra 27,18km/L anteriores.

Intruder 'turbo': melhor consumo, potência e desempenho.


Isso significa que, mesmo com o desempenho em tese melhor, a moto precisou de menos combustível para fazê-lo, quer dizer, 3.88km/L, ou a economia de 0,25 L/km (1/4 de litro), o que pode ser explicado pela queima mais eficiente com a mistura estequiométrica ar/gasolina mais balanceada e rica.

Contudo, o que certamente reflete melhor esse aprimoramento é o cálculo de potência, que elaborei no post Cálculo de Potência inspirado na definição de Cavalo-Vapor (cv) como unidade de potência: a força necessária para levantar uma carga de 75kg por 1 metro durante 1 segundo.

Fui para estrada e coletei os novos dados, que apliquei nesta equação de potência:

179 x 9,81 x 1000/50
Onde:
179= peso em kg da motocicleta e o meu;
9,81= constante gravitacional;
1000= distância em metros percorrida;
50= tempo gasto em segundos.
Assim:
P= 1755990/ 50
P= 35,11W (valor em Watts)
Convertendo para CV:
=35,11/746
=47,07CV

Comparando esse resultado com os 44,41CV obtidos pelo mesmo cálculo antes do sistema turbo, temos um acréscimo de 2,66 CV.

Ou seja, o sistema ‘turbo’ trouxe uma diferença significativa não somente em termos de consumo, mas também de potência na moto.


Como é evidente, esse resultado não mostra a Potência do motor da moto, e sim a Potência aplicada, sem levar em conta sua fonte, ou seja, o motor.
Para tanto, é necessário um cálculo mais elaborado:

Primeiramente, precisa-se calcular o trabalho gerado pela explosão do motor:

3,14 x 5,7x4,88 x 9,2/4
Onde:
3,14 constante π(pi)
5,7 x 4,88 (diâmetro x curso do pistão em cm) (manual da moto)
9,2= compressão do motor, em bar (manual)
4=constante da equação
Te= 200,88J (Joules, unidade de energia)

Agora, precisa-se calcular o trabalho do motor/segundo:
TS= 200,88 x 7000/60 x 2

Onde:

200,88= Energia em Joules
7000= Rotação do motor em torque máximo (7000) (manual)
60= conversor de tempo em segundos
2= constante para motores de 4 tempos (1 explosão a cada duas rotações)
TS= 1406210,06/120

TS= 11718,41 J/s (Joule por segundo, unidade de Potência)

Então convertemos esse valor em Kilowatts (kW), dividindo-o por 1000=

TS= 11,71 Kw

E finalmente, para obter o valor em Cavalos (CV), multiplicamos por 1,36, obtendo a potência pura do motor:

11,71 x 1,36
P= 15,93 CV

Naturalmente, esta não é a potência da Intruder 125, e sim aquela gerada na superfície do pistão durante a combustão.

Durante o percurso que a energia gerada faz do pistão à roda, essa energia é dissipada em cada peça e articulação, até se resumir nos 11 CV indicados no manual.


Eis o meu grande desafio: Fazer a minha Intruder 14/15 recuperar a força da geração pré-PROMOT 3 (12,5 CV). Justificando: um motor 150cc tem em média 14CV.

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