domingo, 30 de outubro de 2016

INTRUDER: SEM FUSÍVEL, E AGORA?!

 A Intruder 125, ao contrário de outros modelos de outras marcas, possui a particularidade de possuir fechando seu circuito elétrico um único fusível de 15A, cujo tipo também é diferente das demais motos: ao invés do conhecido ‘formato de dente’, ele compõe-se basicamente de um tubo de vidro dentro do qual um filamento se liga às duas extremidades metálicas do tubo, que por sua vez se conecta aos fios próprios acima da bateria da moto (tampa direita).

As motos novas vem com um fusível reserva junto ao seu estojo de plástico, como todas as motos. A questão é que muitas vezes é necessário utilizar o fusível sobressalente e a sua reposição não é feita, de modo que quando uma nova pane ocorre em função da ruptura do fusível, o motociclista fica à própria sorte sem ter como fazer a moto funcionar.

Primeiramente, deve-se localizar o que está causando a queima do fusível. A função do fusível é interromper o sistema elétrico da moto quando há alguma sobrecarga ou curto em algum ponto que possa comprometê-lo. Se isso não for possível no lugar da pane, é possível adaptar um fusível provisório que permitirá o motociclista chegar até uma oficina.

Muitos podem dizer: ‘Besteira, basta ligar os dois fios vermelhos do fusível e pronto’. De fato, seria a saída mais óbvia, mas com alguns inconvenientes sérios: 1- ligar diretamente os fios pode danificar os terminais dos fusíveis; 2- ligar o sistema elétrico sem uma proteção pode comprometer todo o sistema elétrico, deixando o motociclista definitivamente à pé.

Com um fusível ainda que improvisado dá para rodar com segurança, já que se a moto está queimando o fusível, existe uma grande chance de isso vir a acontecer de novo.

Foi o que aconteceu comigo. Queimei inclusive o fusível reserva na tentativa de solucionar um problema na parte elétrica.

O fusível de 15A da Intruder ('queimado') - Uma proteção para o sistema elétrico da moto.

Assim, sem desesperar, examinei o fusível e tentei desmontá-lo. Um dos polos metálicos saiu, com uma porção do filamento rompido, mais curto em função do derretimento. O que eu tinha que fazer era unir as duas partes do filamento de novo, e para isso, procurei um modo de serrar cerca de 5mm do tubo de vidro.

O fusível desmontado. À esquerda, uma das partes do filamento derretido pelo excesso de corrente.

Quando finalmente consegui encurtar o tubo, torci ligeiramente o filamento que estava em minha mão e o reinseri no tubo, girando-o até que ficasse numa posição de contato firme com a outra parte.

O fusível adaptado (mais curto), com as duas partes do filamento unidas novamente.

Montei o fusível improvisado na moto e girei a chave, dando tudo certo. Como era um dia de Domingo e eu já havia sanado o problema que levou às queimas, eu senti que poderia esperar até o dia seguinte para repor os fusíveis.

Já que Intruder bloqueia seu funcionamento normal sem fusível, é importante sempre ter na moto pelo menos um fusível reserva, e inspecionar a condição de fios, cabos, terminais, interruptores, para evitar problemas elétricos que possam comprometer não apenas o fusível, como também a integridade elétrica da moto.


É importante também verificar o nível da bateria, que deve ser preenchida com água destilada, até a marca indicada, garantindo que o sistema elétrico fique sempre livre de falhas desagradáveis. 

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