A Intruder 125, ao contrário de outros modelos de outras
marcas, possui a particularidade de possuir fechando seu circuito elétrico um
único fusível de 15A, cujo tipo também é diferente das demais motos: ao invés
do conhecido ‘formato de dente’, ele compõe-se basicamente de um tubo de vidro
dentro do qual um filamento se liga às duas extremidades metálicas do tubo, que
por sua vez se conecta aos fios próprios acima da bateria da moto (tampa
direita).
As motos novas vem com um fusível reserva junto ao seu
estojo de plástico, como todas as motos. A questão é que muitas vezes é necessário
utilizar o fusível sobressalente e a sua reposição não é feita, de modo que
quando uma nova pane ocorre em função da ruptura do fusível, o motociclista
fica à própria sorte sem ter como fazer a moto funcionar.
Primeiramente, deve-se localizar o que está causando a
queima do fusível. A função do fusível é interromper o sistema elétrico da moto
quando há alguma sobrecarga ou curto em algum ponto que possa comprometê-lo. Se
isso não for possível no lugar da pane, é possível adaptar um fusível
provisório que permitirá o motociclista chegar até uma oficina.
Muitos podem dizer: ‘Besteira, basta ligar os dois fios vermelhos
do fusível e pronto’. De fato, seria a saída mais óbvia, mas com alguns
inconvenientes sérios: 1- ligar diretamente os fios pode danificar os terminais
dos fusíveis; 2- ligar o sistema elétrico sem uma proteção pode comprometer
todo o sistema elétrico, deixando o motociclista definitivamente à pé.
Com um fusível ainda que improvisado dá para rodar com
segurança, já que se a moto está queimando o fusível, existe uma grande chance
de isso vir a acontecer de novo.
Foi o que aconteceu comigo. Queimei inclusive o fusível
reserva na tentativa de solucionar um problema na parte elétrica.
O fusível de 15A da Intruder ('queimado') - Uma proteção para o sistema elétrico da moto.
Assim, sem desesperar, examinei o fusível e tentei
desmontá-lo. Um dos polos metálicos saiu, com uma porção do filamento rompido, mais
curto em função do derretimento. O que eu tinha que fazer era unir as duas
partes do filamento de novo, e para isso, procurei um modo de serrar cerca de
5mm do tubo de vidro.
O fusível desmontado. À esquerda, uma das partes do filamento derretido pelo excesso de corrente.
Quando finalmente consegui encurtar o tubo, torci
ligeiramente o filamento que estava em minha mão e o reinseri no tubo,
girando-o até que ficasse numa posição de contato firme com a outra parte.
O fusível adaptado (mais curto), com as duas partes do filamento unidas novamente.
Montei o fusível improvisado na moto e girei a chave, dando
tudo certo. Como era um dia de Domingo e eu já havia sanado o problema que
levou às queimas, eu senti que poderia esperar até o dia seguinte para repor os
fusíveis.
Já que Intruder bloqueia seu funcionamento normal sem
fusível, é importante sempre ter na moto pelo menos um fusível reserva, e
inspecionar a condição de fios, cabos, terminais, interruptores, para evitar problemas
elétricos que possam comprometer não apenas o fusível, como também a integridade
elétrica da moto.
É importante também verificar o nível da bateria, que deve
ser preenchida com água destilada, até a marca indicada, garantindo que o
sistema elétrico fique sempre livre de falhas desagradáveis.
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