terça-feira, 23 de agosto de 2016

NA ESTRADA – TESTANDO MUDANÇAS

Antes de seguir adiante, vou repassar as mudanças mecânicas principais na minha Intruder 125 custom:

- Remoção do sistema antipoluição PAIR;

- Troca do carburador mikuni BS25 pelo VM22 (geração anterior);

- Remoção da tampa do filtro de ar “funil” por uma tampa simples e mudança da posição do filtro de ar, voltando a abertura de sua carcaça para a frente, onde absorveria mais ar combinado com as frestas feitas na tampa da caixa de ar;

- Troca do pinhão de 15 dentes por um de 16 dentes.

Feitos os devidos ajustes, fui para a estrada. Por questões de agenda, resolvi utilizar a via de uma das saídas da cidade mais próximas de onde eu estava, mas que havia muitos detectores de velocidade, lombadas e tráfego pesado (e um posto da PF). Mesmo assim, encontrei um  trecho em que pude desenvolver a moto a ponto de medir os efeitos das mudanças mecânicas. As conclusões imediatas foram as seguintes:

- Se eu disse anteriormente que as marchas fortes (1ª, 2ª, 3ª) tiveram um ligeiro decréscimo de torque, as marchas finais ganharam velocidade e torque, com exceção da 5ª marcha, que consegue desenvolver sua velocidade máxima somente em pistas planas ou declives, ficando contudo alongada, tal como a 4ª marcha, a qual parece refletir melhor as seguintes mudanças:

- 4ª marcha: atingiu 90 km/h a 8.500 rpm em subida média;
- 5ª marcha: 110 km/h a 9.000 rpm no semi-plano. Velocidade máxima obtida.

Para uma 125cc, uma quarta marcha mais possante e veloz é interessante, principalmente em trânsito muito acidentado ou carregado, onde o uso da 5ª marcha se faz quase desnecessário, seja na cidade ou na estrada.

Isso foi o que pude quantificar neste primeiro teste. A impressão geral que tive é que “faltou acelerador” na moto, ela pareceu capaz de “colar o ponteiro” nos 120 km/h, mas a manopla de aceleração simplesmente chega no limite, travando a moto. Eu tentei aumentar o curso do mesmo, mas acabei quebrando o encaixe do cabo de aço dentro da caixa da manopla, precisando reconstituí-lo depois.

Intruder 125 'Chopper': velocidade final a 9.000 rpm.


Fiquei me perguntando também como seria com pinhão de 15 dentes, provavelmente a quinta marcha teria mais destaque, alcançando a velocidade máxima com mais facilidade, mesmo em terrenos mais acidentados.

Enfim, há muito ainda ser estudado. Minha moto está com cerca de 6.500 km rodados, ou seja, ela mal “amaciou” e introduzi mudanças em sua mecânica, agora o processo de conformação das peças vai se reiniciar.


Em breve trarei as conclusões finais dessas alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário