Antes de seguir adiante, vou repassar as mudanças mecânicas
principais na minha Intruder 125 custom:
- Remoção do sistema antipoluição PAIR;
- Troca do carburador mikuni BS25 pelo VM22 (geração
anterior);
- Remoção da tampa do filtro de ar “funil” por uma tampa
simples e mudança da posição do filtro de ar, voltando a abertura de sua
carcaça para a frente, onde absorveria mais ar combinado com as frestas feitas
na tampa da caixa de ar;
- Troca do pinhão de 15 dentes por um de 16 dentes.
Feitos os devidos ajustes, fui para a estrada. Por questões
de agenda, resolvi utilizar a via de uma das saídas da cidade mais próximas de
onde eu estava, mas que havia muitos detectores de velocidade, lombadas e
tráfego pesado (e um posto da PF). Mesmo assim, encontrei um trecho em que pude desenvolver a moto a ponto
de medir os efeitos das mudanças mecânicas. As conclusões imediatas foram as seguintes:
- Se eu disse anteriormente que as marchas fortes (1ª, 2ª,
3ª) tiveram um ligeiro decréscimo de torque, as marchas finais ganharam
velocidade e torque, com exceção da 5ª marcha, que consegue desenvolver sua
velocidade máxima somente em pistas planas ou declives, ficando contudo alongada,
tal como a 4ª marcha, a qual parece refletir melhor as seguintes mudanças:
- 4ª marcha: atingiu 90 km/h a 8.500 rpm em subida média;
- 5ª marcha: 110 km/h a 9.000 rpm no semi-plano. Velocidade
máxima obtida.
Para uma 125cc, uma quarta marcha mais possante e veloz é
interessante, principalmente em trânsito muito acidentado ou carregado, onde o
uso da 5ª marcha se faz quase desnecessário, seja na cidade ou na estrada.
Isso foi o que pude quantificar neste primeiro teste. A
impressão geral que tive é que “faltou acelerador” na moto, ela pareceu capaz
de “colar o ponteiro” nos 120 km/h, mas a manopla de aceleração simplesmente
chega no limite, travando a moto. Eu tentei aumentar o curso do mesmo, mas
acabei quebrando o encaixe do cabo de aço dentro da caixa da manopla,
precisando reconstituí-lo depois.
Intruder 125 'Chopper': velocidade final a 9.000 rpm.
Fiquei me perguntando também como seria com pinhão de 15
dentes, provavelmente a quinta marcha teria mais destaque, alcançando a
velocidade máxima com mais facilidade, mesmo em terrenos mais acidentados.
Enfim, há muito ainda ser estudado. Minha moto está com
cerca de 6.500 km rodados, ou seja, ela mal “amaciou” e introduzi mudanças em
sua mecânica, agora o processo de conformação das peças vai se reiniciar.
Em breve trarei as conclusões finais dessas alterações.
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