quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A INSTALAÇÃO DO CARBURADOR MIKUNI VM22

Obviamente, foram necessárias adaptações para instalar o carburador VM22 numa Intruder 2014. Primeiramente, removi o afogador do guidão, e desmontei o componente eletrônico. De resto, a instalação do VM22 se deu sem mais problemas, visto que o chassi da moto permaneceu o mesmo, e tive que providenciar apenas o coletor próprio do carburador e o cabo de acelerador específico, que é diferente para o BS25.

 Carburador VM22 e seu coletor (à esquerda).

Detalhe de seu afogador ("Choke").

Mas mesmo com cabo de acelerador próprio, o acelerador ficou com uma folga um tanto grande para a minha preferência, mas melhorei o que pude na rosca de ajuste junto ao manete, e a braçadeira que prende o bocal da caixa de ar no carburador (onde acontece o “Macete do Tubo”) ficou solta mesmo parafusada até o fim: uma incompatibilidade que não pude prever, felizmente, isso não impediu o funcionamento do motor. De qualquer forma, vou procurar uma braçadeira que seja capaz de fixar o bocal de borracha porque quero fazer o referido macete para saber se funciona mesmo ou não.

 O VM22 já na moto.

Detalhe: bocal da caixa de ar e braçadeira soltos.

Isso porque, antes de montar o VM22, logo de cara já levantei a agulha do pistonete – o VM22 não é um carburador perfeito, e como já foi dito, as fábricas erram muito mais do que acertam. A agulha apresenta três níveis nos quais é presa sua trava, o mais baixo deles permite uma maior passagem de gasolina na mistura, enquanto que a posição intermediária, logicamente, produz uma mistura mais pobre, “amolecendo” a moto.

Então, se há uma admissão maior de combustível, é necessário uma maior admissão de ar para que a mistura seja equilibrada e melhore o desempenho da moto.

É aí onde entra o “Macete do tubo”: se eu ainda não falei sobre isso, segundo dizem, a saída da caixa de ar que é conectada ao carburador possui uma forma que “estrangularia” a passagem de ar, acrescentando mais um fator no desempenho medíocre da moto (seria outra falha de fábrica). O dito macete nada mais é do que recuar o bocal do tubo na sua conexão com o carburador, algo como 4 mm. Com mais combustível e mais ar, e com a devida regulagem do parafuso de mistura na parte de baixo do carburador (VM22), finalmente o motor tem uma alimentação adequada para o acréscimo de potência.

Infelizmente, não consegui fazer o Macete do Tubo. Por alguma razão, o carburador fica muito mais recuado em direção ao bocal da caixa de ar, e somente com um grande esforço, que acabaria deformando a borracha do tubo, seria possível recuar o bocal da conexão com o carburador.

Como eu havia dito, saí em busca de uma braçadeira para fixar devidamente o bocal no carburador. O modelo da braçadeira de 2 polegadas que veio de fábrica não deu aberto suficiente, então a ligação com a admissão de ar estava frouxa, sob risco de captar ar diretamente do ambiente e levar resíduos para dentro do motor.

Diferença entre as braçadeiras: a de fábrica (direita) não concluiu o aperto do bocal da caixa de ar no carburador, deixandoo brechas, resolvidas pela braçadeira da esquerda.


Então comprei a mesma braçadeira de 2 pol. do mesmo modelo daquelas usadas nas mangueiras de jardim, com parafuso de rosca sem fim e a usei: finalmente o carburador ficou devidamente instalado.

Mas isso ainda não é tudo. Como foi dito, o carburador BS25 funciona à vácuo e com um sensor de posição de válvula e borboleta. Bem, a borboleta no caso do VM22 funcionará independentemente de qualquer coisa, então restam as válvulas – espero que o comando de válvulas do motor seja suficiente para o funcionamento das válvulas prescindindo do TPS, que vai ser removido.

Foi exatamente o que aconteceu. O carburador é como o “pulmão” da moto, ele apenas oxigena o sangue e o joga para o coração, o motor. Como o motor da Intruder em si não sofreu alterações, seja no bloco, na “parte de baixo” e seus componentes, o que mudou na moto foi o seguinte com um carburador mais antigo:

- O barulho: deixou de ser “clean”, suave, e se tornou mais “clássico”, com as Intruders antigas. O som da aceleração lembra o de um trator ou blindado, logicamente, guardadas as potências.
- Desempenho: Fui para a rodovia e dei tudo o que tinha. Em termos de velocidade final, permaneceu a mesma coisa, 100 km/h a mais ou menos 8.500 rpm na pista semi-plana, mas ficou mais potente nas retomadas e alongou as marchas fortes.
- Economia: Ainda não foi possível mensurar, pois preciso encher o tanque e zerar o odômetro parcial, além do que existe ainda um outro fator envolvido que pode interferir no cálculo: a mudança do pinhão 15 para o de 16 dentes.

- Marcha Lenta: o VM22 alcança uma rotação ideal (1.000 – 1.500 rpm) com muito mais facilidade do que o BS25.

- Economia: Ainda não foi possível mensurar, coloquei 5,18 l de gasolina e zerei o odômetro parcial, além do que existe ainda um outro fator envolvido que pode interferir no cálculo: a mudança do pinhão 15 para 16, o que será tratado em breve.

Finalmente, resolvi outro detalhe que estava me incomodando: a folga excessiva do acelerador. Eu simplesmente não consegui entender como isso foi possível, uma vez que os cabos da Yes 2007 e da Intruder 2010 em diante possuíam o mesmo comprimento. 

Enfim, tentei fazer o seguinte: esticar o conduíte do cabo, afastar o manete do acelerador em direção ao peso do guidon, mudar o cabo dentro da caixa do manete para o engate mas recuado, mas nada funcionou: a moto funcionava em superaceleração, principalmente quando o guidon é virado à esquerda.

Foi então que tive uma ideia: resolvi a manopla do acelerador e abri um encaixe intermediário entre os dois existentes. Foi um sucesso: a moto não alterou a marcha lenta como nas medidas anteriores, não alterou a aceleração em posição de repouso em nenhuma das direções do guidon, e reduziu a folga de cerca de uma polegada (2,54 cm) para 1 cm, o que considero razoável.

Esboço do procedimento que fiz para compensar a folga no cabo do acelerador.


Agora é pegar a rodovia e mensurar o desempenho geral da moto.

Antes de passar para esse tópico, contudo, vamos discorrer um pouco mais sobre a relação diâmetro x curso do pistão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário