segunda-feira, 29 de agosto de 2016

VOLTANDO AO PINHÃO 15 DENTES

Eliminada a incógnita do acelerador no problema da limitação de velocidade final da minha moto na estrada, restou-me eliminar uma outra variável: retornar ao pinhão de 15 dentes para saber se é a peça de 16 dentes que estaria limitando a transmissão da quinta marcha.

Fiz a troca, e fui para a estrada, carregando a certeza de que eu teria mais velocidade final, mas às custas de altas rotações. Como eu registrei no post anterior, o pinhão 16 dá um ganho de pelo menos 1.000 rpm nas marchas finais.

Eixo do pinhão, a prova final.


De fato, a moto me relembrou suas marcas originais com o pinhão de 15 dentes: 110 km/h fáceis no plano/ semi, ‘colando ponteiro’ em descidas íngremes, alcançando os 120 km/h.

Contudo, isso se deu a um custo maior, visto que os 110 km/h se deram a 10.000 rpm (contra os 9.000 com pinhão 16 dentes); e os 120 se deram com o motor urrando a 10.500 rpm (o pinhão de 16 dentes alcançou a marca de 115 km/h a 9.500 rpm).

Pinhão 15 e 16 dentes: ganho de pelo menos 1.000 rpm


Não me preocupei em registrar essas marcas através de vídeo – quem achar que deve, confie em minha boa-fé. Assim como eu poderia adulterar os valores do pinhão 16 dentes, eu poderia mentir sobre o de 15 – mas tenham a bondade que considerar 100-200 rpm como margem de erro, já que não é fácil pilotar a uma grande velocidade com veículos e curvas à frente e ao mesmo tempo ter uma visão acurada do velocímetro e contagiro.

A conclusão não poderia ser outra: apesar da perda na velocidade final, o que nem é tão sensível visto que a condição de nossas estradas e trânsito seja na rodovia, seja nas cidades não permite um fluxo constante de velocidade, demandando mais variações de marcha e força nas mesmas, optei pelo pinhão 16, que além do torque nas marchas alongando-as, ainda dá uma folga de 1.000 rpm no motor, que consegue atingir seu desempenho máximo sem adentrar a zona crítica da moto (no caso da Intruder, os 10.000 rpm em diante).

Repassando:

Fazendo uma comparação com as configurações originais da moto:

- Carburador Mikuni BS25, relação 15 x 43: 100 km/h a 8.500 rpm, 110 km a 10.000 rpm
- Carburador Mikuni VM22 relação 16 x 43: 100 km/h a 7.000 rpm, 110 km/h a 9.000 rpm

Agora resta observar o desempenho do carburador, se será necessário regular a posição da agulha, p.e., o coletor de ar, se está na melhor posição, e o consumo de combustível, a mistura, entre outros, agora tudo é uma questão de logística:

Já sondei junto a Vaz, a fabricante do pinhão, e ela tem condição de fornecer a relação completa.

Mas tem ainda uma questão em meios à ‘tunagem’ do motor da Intruder: A mola do pistonete.

Como eu narrei, eu cortei seis voltas da mola que, por ser demasiadamente longa, estava emperrando o acelerador. O corte deixou a mola na medida justa de fazer recuar a agulha no pistonete.

A mola continuou desempenhando sua função normalmente, liberando mais o curso do acelerador, mas a um custo: com o tempo, o calor e sucessivas contrações tendem a encurtar a mola.

Mas isso sequer é um problema. No meu caso, como medida preventiva, coloquei uma fina camada de graxa ao redor do cilindro dentro do qual vai a mola, a qual estiquei um pouco, e coloquei um pouco de óleo de máquina no conduíte do cabo do acelerador, finalizando com as devidas regulagens de tensão. O acelerador continuou tão funcional como o original.


Seguirei observando o comportamento da moto e fazendo os ajustes necessários. Como eu disse antes, nunca uma 125cc vai ‘sair’ com uma 150cc, mas com um bom trabalho e disposição para algumas mudanças, quem tem uma 150cc vai começar a pensar se vale a pena ter uma 150...

2 comentários:

  1. Para instalar o pinhão de 16 teve que fazer alguma adaptação? Me parece que fica encostando em alguma parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.Na foto ele está como eu o recebi da VAZ, e se encaixa muito bem - infelizmente, ele não é muito funcional na Intruder 125 com motor original: ele alonga e dá força às marchas até a 4ª, mas a quinta perde força consideravelmente. É um pinhão para cilindradas maiores.

      Excluir