quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DIÂMETRO X CURSO

A velha máquina monocilíndrica da Intruder 125 tem uma reputação que a precede pela resistência e força. Quando eu ainda tinha a Titan 150, certa vez eu fui de Rio Verde-GO a Curitiba-PR, a moto chegou bem, reservados os desgastes normais e alguns vazamentos de óleo no cabeçote. Seu desempenho na estrada foi suficiente, considerando que levei mais bagagem do que meu próprio peso, sobrecarregando-a um pouco. Faço este relato porque o desempenho do motor da Titan passou a ser minha referência para motos futuras: eu não aceitaria nada menos do que isso de uma moto, qualquer que fosse.

Mas o motor da Intruder não é um 150cc, embora guarde dimensões semelhantes de diâmetro e curso, respectivamente:

57,30 x 57,84 mm (Titan 150)

57,0 x 48,8mm (Intruder 125)

Traduzindo: com um volume menor para explosão (0,54 mm), o pistão da Intruder precisaria avançar quase 2 cm a mais para gerar a mesma força motriz no virabrequim. São medidas mínimas, mas que garantem pelo menos 2 ou 3 cavalos de potência. O que fazer então, já que, alterar as medidas do motor, além de ilegal, não é uma medida eficiente, conforme o comentado?

Vamos usar como comparação dois atletas de corrida, os velocistas Usain Bolt da Jamaica e Justin Gatling, dos EUA, quem na Olimpíada mundial deste ano foi tido como um dos favoritos para superar Bolt, quem se destaca pelo comprimento incomum de suas pernas, o que o ajudou a alcançar o topo do pódio em várias provas.

Na prova de cem metros, é flagrante o que fez Bolt superar Gatling: este, de pernas de comprimento normal em relação ao corpo, possui uma explosão de arrancada e potência que superam os outros adversários, mas Bolt, embora suas pernas muito longas não permitam uma arrancada tão potente como Gatling, quem saiu na dianteira, apresenta um aumento progressivo de velocidade, e consequentemente de distância em menos tempo, devido o rendimento de suas passadas em função do alcance das pernas.  As pernas dos atletas seriam o curso do pistão, mais exatamente representado pela biela.

Usain Bolt (à direita) e Justin Gatling (à direita): é flagrante o comprimento das pernas entre ambos

É o que acontece com a Intruder 125 em relação a uma 150. Digamos que Bolt seja uma 150cc e Gatling uma 125cc de alto rendimento. Para obter a mesma potência, o motor 125cc precisará fazer com que seu pistão complete seu ciclo de rotação mais vezes para compensar o curso maior do motor de uma 150cc, e a melhor forma de obter isso é fornecer ao motor uma carburação mais rica e eficiente, como um atleta de perna menor precisa ter maior capacidade cardiorespiratóri e alimentação mais rica para garantir a energia de seu esforço extra contra o atleta com vantagens físicas extras.

Diagrama do funcionamento do motor monocilíndrico: relação diâmetro x curso na cilindrada e potência (fonte: www.mundoeducacao.bol.uol.com.br)

Assim, logicamente um motor submetido constante a um esforço para tentar se equiparar a uma 150cc, os desgastes em decorrência do trabalho descomunal serão inevitáveis.
Aqui temos que concluir que se a Suzuki tivesse colocado o motor GSR150i numa nova intruder 150cc, teria sido inútil, visto que  esse motor possui apenas 12 cv, apesar de ter 150cc, enquanto outras motos de mesma cilindrada apresentam uma média de 14 cavalos (para se ter uma ideia, as primeiras Intruders 125 possuiam 12,5 cv). Como eles conseguiram aumentar a cilindrada e reduzir a potência eu gostaria de saber, aliás, tenho uma suspeita: o já comentado PROMOT 3.

Então podemos concluir que o que vai fazer o motor girar com mais frequência (mais passadas) será a aceleração, essa exigirá que o carburador envie a mistura que o motor em alta-rotação demanda, o qual deverá estar devidamente preparado e regulado para fazê-lo. Atendidos esses quesitos, a ligeira diferença diâmetro x curso entre uma 125cc e uma 150cc poderá ser superada em parte, já que não haverá o mesmo aumento de cavalos e nem velocidade final igual.


Apenas reforçando: o motor 125cc pode sofrer algumas alterações e ajustes que podem melhorar ao máximo seu desempenho, mas ele jamais será um motor 150cc.

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