segunda-feira, 22 de agosto de 2016

MELHORANDO A RESPIRAÇÃO DA MOTO

Como já escrevi, devido a peculiaridades na adaptação do VM22 na Intruder 2014, eu não consegui fazer o ‘Macete do Tubo’ para aumentar a admissão de ar no carburador. Foi então que eu vi na oficina a caixa de ar de uma Intruder 250 2001 exposta: ao contrário das motos atuais de várias marcas, que tem uma tampa com um furo no centro e um tubo que se projeta para dentro do filtro de ar (o ‘funil’), a tampa da caixa de ar daquela moto tem a forma de um caracol, ou uma buzina de carro antiga, de modo que o ar entra pela ‘boca’ larga do caracol e vai diretamente para o filtro de ar.

 Coletor de ar da Intruder 250 2001: Formato de "caracol".

O ar admitido (na parte de trás) vai direto para o filtro de ar.

Aquela peça me inspirou a tentar algo parecido na minha Intruder. Eu medi a largura do ‘caracol’, que tinha 3 cm na 250, o equivalente a 2 cm na tampa da 125. Como notei que a demanda de ar de uma 125 é menor do que a de uma 250, ignorei esse 1 cm de diferença.
Eu não queria sair atrás de uma peça tão antiga numa cidade onde mal se encontra peças de linha, então resolvi remover a tampa original com furo/ tubo, desparafusei a carcaça do filtro de ar e a girei em sentido anti-horário, de modo que uma fresta que há no encaixe, de cerca de 10 cm de comprimento por 2 cm de largura, ficasse voltada para frente, e não para trás, conforme sua posição original (o ‘caracol’ da 250 também era voltado para trás, eu nunca consegui entender essa lógica, já que a moto se desloca contra o vento, então a admissão de ar deveria ficar voltada para frente, para captar o ar com mais facilidade e volume), e fiz uma nova tampa simples de plástico, sem furos, vedando suas falhas junto à caixa de ar com silicone.

Coletor de ar ou tampa do filtro de ar ('funil') da Intruder 125.

filtro de ar Intruder 125 e sua carcaça: desparafusados e girados em sentido antihorário, posicionando a fresta (acima à esquerda) na direção das frestas da tampa da caixa de ar (abaixo).


Nova tampa de plástico...

Simulando o coletor da Intruder 250: o ar entra direto para o filtro de ar.

 Antes de montar a tampa, aumentei mais algumas frestas, já que o acesso ao filtro de ar estava voltado na posição de cerca de 60° para cima (esta entrada não estar voltada diretamente para frente tem uma explicação: a água, que poderia entrar mais facilmente por baixo na chuva, por exemplo).

As frestas permitem o ar que se desloca contra a moto em seu movimento sejam levados diretamente para o coletor de ar e o filtro de ar.

Funcionei a moto e tive uma surpresa: o ronco do motor, para começar, ficou digno de uma custom, mesmo de baixa cilindrada, aquele som puro de motor trabalhando, bem diferente, contudo, do barulho quando se tira o miolo do escapamento, por exemplo.

Mas o melhor veio quando pilotei a moto: como eu havia dito que houve perda de arrancada e de torque, parece que tudo foi recuperado com o aumento de fôlego da moto.
É comum pessoas simplesmente remover a tampa da caixa de ar, a tampa do filtro de ar, ou mesmo este, visando aumentar a admissão de ar no carburador. São medidas um tanto drásticas, eu penso, principalmente a remoção do filtro de ar, o que representa um risco real de prejudicar o motor.


Seja como for, eu quero quantificar o quanto essas mudanças vão traduzir em benefício, no meu caso, tornar a moto mais adequada às exigências de uma rodovia, sem abrir mão do consumo, que eu espero ficar em níveis razoáveis. Em breve poderei dar a todos essas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário