sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O PINHÃO DE 16 DENTES

Ao que parece, a Suzuki tentou três tipos de pinhão na Intruder 125 até ficar com o pinhão de 15 dentes.

Muita gente critica o uso de um pinhão de 16 dentes, alegando que ele deixa a moto “frouxa” talvez aí a razão de seu curto uso de fábrica, durante 2001-2003.

O pinhão de 16 dentes

De acordo com a informação do fabricante, o SB02.216 foi utilizado na Intruder até 2003.

De 2004 até 2005, foi utilizado o pinhão de 14 dentes, até que finalmente optaram pelo pinhão de 15 dentes, o qual equipa as motos até hoje.

O pinhão de 15 dentes - Intruders atuais.

Mas em que um pinhão é importante no desempenho da moto?
Porque ele é a peça que faz a ligação direta com a energia gerada no motor com o movimento das rodas.

Da mesma forma, a coroa e seu número de dentes influencia na transmissão da força motriz, assim como a corrente: se ela for demasiado longa, parte da força se dissipa no esforço de movimentá-la.

Assim, o pinhão, ou a relação pinhão x coroa de um modo geral, funcionam de acordo com a seguinte lógica:

- Relação pinhão 15 dentes e coroa 43 dentes (Intruders atuais): dividindo um pelo outro, achamos o valor de 2,86, que significa que o pinhão precisar dar 2,86 voltas para que a coroa dê uma volta completa.

- Relação 16 x 43: fazendo o mesmo cálculo, achamos o valor 2,68, de modo que o pinhão vai precisar dar um número ligeiramente menor de voltas para a volta completa da coroa.

Pode-se deduzir diretamente, assim, que o pinhão 16 apresenta uma eficácia melhor, fazendo a roda girar com menos trabalho. Aqui podemos utilizar ainda a fórmula física básica Potência= Trabalho/tempo – se o pinhão 16 transmite a força motriz fazendo-a realizar trabalho (a volta da coroa/ roda) num menor tempo, já que ele precisa dar menos voltas, então podemos dizer que o pinhão 16 aumenta a potência da transmissão, mas não do motor, que depende de outros fatores já comentados.

O que pude verificar com o pinhão 16 é que parece ter reduzido a reação da moto, as “arrancadas”, assim como enfraqueceu ligeiramente as marchas fortes, por outro lado alongando-as, aumentando a velocidade máxima.

O pinhão 16 montado (ver marca da numeração à direita).

Mas se o pinhão 16 aumenta a potência de transmissão, por que ele diminui o torque das marchas?


Vamos falar da relação velocidade x torque no tópico a seguir, onde essa pergunta será respondida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário