Ao que parece, a Suzuki tentou três tipos de pinhão na
Intruder 125 até ficar com o pinhão de 15 dentes.
Muita gente critica o uso de um pinhão de 16 dentes,
alegando que ele deixa a moto “frouxa” talvez aí a razão de seu curto uso de
fábrica, durante 2001-2003.
O pinhão de 16 dentes
De acordo com a informação do fabricante, o SB02.216 foi utilizado na Intruder até 2003.
De 2004 até 2005, foi utilizado o pinhão de 14 dentes, até
que finalmente optaram pelo pinhão de 15 dentes, o qual equipa as motos até
hoje.
O pinhão de 15 dentes - Intruders atuais.
Mas em que um pinhão é importante no desempenho da moto?
Porque ele é a peça que faz a ligação direta com a energia
gerada no motor com o movimento das rodas.
Da mesma forma, a coroa e seu número de dentes influencia na
transmissão da força motriz, assim como a corrente: se ela for demasiado longa,
parte da força se dissipa no esforço de movimentá-la.
Assim, o pinhão, ou a relação pinhão x coroa de um modo
geral, funcionam de acordo com a seguinte lógica:
- Relação pinhão 15 dentes e coroa 43 dentes (Intruders
atuais): dividindo um pelo outro, achamos o valor de 2,86, que significa que o
pinhão precisar dar 2,86 voltas para que a coroa dê uma volta completa.
- Relação 16 x 43: fazendo o mesmo cálculo, achamos o valor
2,68, de modo que o pinhão vai precisar dar um número ligeiramente menor de
voltas para a volta completa da coroa.
Pode-se deduzir diretamente, assim, que o pinhão 16
apresenta uma eficácia melhor, fazendo a roda girar com menos trabalho. Aqui
podemos utilizar ainda a fórmula física básica Potência= Trabalho/tempo – se o
pinhão 16 transmite a força motriz fazendo-a realizar trabalho (a volta da
coroa/ roda) num menor tempo, já que ele precisa dar menos voltas, então
podemos dizer que o pinhão 16 aumenta a potência da transmissão, mas não do
motor, que depende de outros fatores já comentados.
O que pude verificar com o pinhão 16 é que parece ter
reduzido a reação da moto, as “arrancadas”, assim como enfraqueceu ligeiramente
as marchas fortes, por outro lado alongando-as, aumentando a velocidade máxima.
O pinhão 16 montado (ver marca da numeração à direita).
Mas se o pinhão 16 aumenta a potência de transmissão, por
que ele diminui o torque das marchas?
Vamos falar da relação velocidade x torque no tópico a
seguir, onde essa pergunta será respondida.
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